espionagem-glasses-post

Nos últimos meses não se fala em outra coisa a não ser o caso do Snowden, Obama, espionagem, CIA sabe de tudo que estou escrevendo aqui, projeto PRISM etc etc etc.

see-you

Como eu sou um nerd, parte do pacote de vantagens de ser nerd é o bônus de ser geek. E os geeks se interessam por tecnologia e acabam entendendo um pouco mais desse universo de placa-na-mãe, interwebs, face no book etc. E algumas pessoas já vieram me perguntar o que eu acho disso tudo. O que respondo é que é óbvio que isso acontecia e alguém lia seu e-mail, sua mensagens do msn (quando ele existia), DM do twitter, mensagens do facebook etc. Como você está utilizando os recursos de “outra empresa” e empresas que são internacionais não da para ter controle sobre isso.

E obviamente o governo iria se interessar por essas informações e oferecer muito dinheiro para essas empresas que possuem seus dados, como o que você conversa, seus e-mails e tudo mais. Claro que oficializar esse tipo de situação, e um herói expor todos esses caras grandões gera grande repercursão pelo mundo. Mas uma coisa que sempre falo, se você é dono de um portal tipo o Facebook e o governo te oferecesse muito dinheiro para você deixar ele ver o que seus usuários estão conversando, o que você faria? Acredito que boa parte do sucesso dessas empresas podem estar em parcerias feitas com o governo (sim, eu sou um Nerd que acha que tudo é conspiração).

Outro caso que me chamou muita atenção nos últimos dias foi a divulgação que os EUA estava espionando a presidente Dilma, a primeira coisa que pensei foi “isso vai dar merda.”, o que acredito que irá acontecer é o governo brasileiro ficar um pouco mais “esperto” em relação a isso e estudar alguma forma de “se proteger”, como já está acontecendo já que foi divulgado que “pediram” para os Correios criarem o email seguro contra espionagem. O problema é que sinto que as vezes o governo brasileiro age de forma ignorante, para você ter uma idéia, tem uma lei da proteção na internet aqui no Brasil chama-se lei Carolina Dieckmann.

E o e-mail mais seguro do mundo, o que eu acho disso?

Acho que o governo brasileiro deve ter entendido que é vantagem monitorar as pessoas e saber o que ta acontecendo através da internet e com esse e-mail “mais seguro do mundo”, quem vai passar a monitorar o povo será o governo brasileiro (sim, estou conspirando novamente).

O destino de tudo isso é bem incerto, acho que ainda vai gerar muitas discussões e problemas para o futuro, o meu único medo é o governo brasileiro agir por ignorância e querer bloquear muitos acessos e querer controlar a internet como acontece na China, imagine bloquearem o Gmail, Facebook etc. Apesar de estarmos sendo “vigiados” essas ferramentas fazem parte do nosso cotidiano e precisamos delas, o Facebook por exemplo ajudou na organização das manifestações pelo Brasil. Acho que cabe a nós sabermos usar esses recursos e entendermos que como estamos utilizando recursos de outra pessoa isso pode acontecer. Claro que isso seria um absurdo e estou sendo muito extremista, mas já tivemos caso no Brsail que o Youtube foi bloqueado devido o video da Daniela Cicareli “brincando” na praia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *