1mexicotelefoniaafp

Ao ler o título desta notícia a primeira coisa que pensei foi: Como ninguém atende a região, acredito que os Pajés da tribo se reuniram e deixaram seus cachimbos de lado e construíram sua própria rede de celular com ajuda dos guia dos espíritos. Hauhauhau…BRINCADEIRA!

Indígenas do Mexico criaram sua própria rede de celular – a iniciativa começou devido operadoras não atenderam a região deles, que fica em um povoado, escondido entre montanhas no sul do México.

Depois das operadoras negarem durante anos a população adotou um modelo de uma organização chamada Rhizomatical que tem como objetivo levar a comunicação móvel em áreas marginais por meio de GPS de baixo custo, software livre, e VoIP (Voz sobre IP). Esse modelo utiliza todos os fragmentos do espectro radioelétrico que existe por todo espaço aéreo mexicano.

Os indígenas conseguiram uma licença para utilização desses equipamentos por dois anos, assim nasceu a RCP – Rede Celular de Talea, que utiliza o espectro radioelétrico para chamadas locais e internet para se comunicar com o restante do mundo. A RCT com 3 meses de operação já está com mais de 600 usuários. O projeto é um sucesso.

 

Se você achava que índios só faziam sinais de fumaça para se comunicar, você estava completamente enganado.

 

Via [InfoAbril]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *